PRODUZIMOS BLOCOS CERÂMICOS DE ALTA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
ALVENARIA ESTRUTURAL E DE VEDAÇÃO


Notícias  ::  Aqui você fica por dentro das últimas novidades do setor



24/07/2014 | 16:15h

O desempenho dos sistemas de vedações .

O desempenho do sistema ABNT Anicer debate sistemas de vedações verticais com blocos cerâmicos dentro da Norma de Desempenho no M&T Peças e Serviços Congresso.

Em julho de 2013, entrou em vigor a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (ABNT NBR 15.575:2013), que institui um nível de desempenho mínimo ao longo da vida útil para os elementos principais nas edificações habitacionais. Com isso, os projetos protocolados nos órgãos públicos a partir desse período devem atender às exigências para os critérios de desempenho contidos na norma, que estão subdivididos em Mínimo (M), Intermediário (I) e Superior (S).
Para debater esse assunto, a Anicer promoveu, no dia 4 de junho, o Seminário Norma de Desempenho – Sistemas de Vedações Verticais, durante o M&T Peças e Serviços Congresso, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Dividida em duas partes, a palestra foi ministrada pelos engenheiros Bruno Frasson, gerente técnico da entidade, e Luciana Alves de Oliveira, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
O seminário teve como objetivo apresentar aos profissionais e estudantes da área de construção civil, engenharia, arquitetura, construtores, incorporadores, fabricantes de materiais e componentes de construção, dentre outros interessados, os requisitos estabelecidos pela NBR 15.575:2013. “Com a finalidade de manter o desempenho pretendido da edificação durante a vida útil, a norma estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis habitacionais, atribuindo responsabilidades para incorporadores, construtores, projetistas e até usuários”, afirma Frasson. “Por esse motivo, as palestras apresentaram o contexto histórico de todas as partes da norma, porém, com foco na quarta parte, especialmente em sistemas de vedações verticais com blocos cerâmicos, apresentando os seus desempenhos em determinadas composições e situações”, acrescenta.
De acordo com o gerente técnico da Anicer, os sistemas de vedações verticais com blocos cerâmicos, sejam com funções estruturais ou de vedação, são tradicionalmente conhecidos e consagrados pelo uso em grande escala. “Seu desempenho e seus benefícios são bastante superiores, quando comparados aos demais materiais, pois proporcionam maior conforto e durabilidade para o usuário, além de serem produtos sustentáveis, como mostrou a Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos Cerâmicos, estudo encomendado pela Anicer à Quantis”, finaliza.
Além do seminário organizado pela Anicer, o Congresso contou com seminários da Sobratema. A M&T Peças e Serviços Congresso ocorreu simultaneamente à M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e representou, segundo seus organizadores, uma oportunidade única de difundir informações e trocar experiências entre os profissionais e empresas do setor.
Feira: Única feira direcionada exclusivamente para as áreas de gestão, soluções de pós-venda, insumos e componentes para equipamentos para a construção e mineração, a M&T Peças e Serviços foi realizada de 3 a 6 de junho.

Fonte: Revista ANICER Nº.88


(+) Mais Notícias


="Subir"

Vídeo Institucional Clique aqui!

vídeo institucional

Atendimento